quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Doce desapego, doce solteirice...




Ontem foi o dia do solteiro ( atualmente tem dia pra tudo)!
E o que não faltou em sites, programas de Tv e em jornais foram matérias do tipo: "Como aproveitar a solteirice sem grilos", "Como ser solteira e ser feliz", "Hoje é dia do solteiro, desconte a piada do dia dos namorados que sua amiga comprometida jogou para você". Todas as matérias muito estranhas, como se ser solteira (o) fosse algo ruim, para algumas pessoas é,  mas há pessoas que se sintam confortáveis com esse "status" (eu adoro).
Analisando conversas que tive com algumas amigas ontem e conversas que há um bom tempo tenho guardadas na memórias, vi - mais uma vez, mais uma vez - como é complexa essa coisa de relacionamento, de ter alguém, de estar com alguém, de querer alguém.
Uma amiga que está namorando parece nunca estar 100% satisfeita com o relacionamento, por mais que o cara se esforce, sempre acha que o rapaz poderia ser assim, poderia ser assado...Porque insiste?
Uma amiga solteira um dia me falou sobre a vontade que tem em ter alguém, mas falou isso de uma forma tranquila, nada desesperada...Que ótimo!
Tenho amigas que querem porque querem ter um namorado, que sem um homem em suas vidas elas não conseguem ser felizes, conheço amigas que vivem para os namorados blá blá blá...
E tenho amigas solteiras...e essas são as mais felizes! Acreditem!
Não que a amiga que namore não seja feliz, algumas delas são...Mas não são totalmente "livres".
Livres que eu digo, no sentido de ser elas mesmas, não ter que amenizar algum lado de suas personalidades por um outro alguém, livres por ser quem elas querem ser.
Eu quero ter uma pessoa, todo mundo, no fundo, quer. Mas não quero agora. Não antes de me conhecer (e olhe que tem muita coisa que eu ainda não conheço em mim), não antes de me curtir, não antes de me satisfazer com coisas que me dão prazer, com companhias que me dão prazer, com as coisas que, eu ainda não sei, mas me darão prazer.
Me dá prazer estar em casa sem a perspectiva de fazer algo, só mesmo ficar em casa lendo, assistindo filme, na internet, dormindo...Me dá prazer estar em casa de "boresta" e uma amiga, amigo ou paquera liga e chama  para sair, fazer algo...assim, de repente...e eu só preciso colocar uma roupa e ir encontrar a pessoa.
Me dá prazer ter tempo para os meus pais, fim de semana, durante a semana sem ter um outro alguém te cobrando atenção...Me dá prazer saber que hoje eu só farei algo se isso me der prazer, se isso for da minha vontade. Me dá prazer ter controle sobre tudo o que sinto e faço.
Aprendi a dizer NÃO há mais de 1 ano atrás.Foi difícil, não nego. Não nego também que o prazer muitas vezes se misturou com o pesar de estar dizendo não.
Mas aí as coisas mudam, você percebe que a pessoa que realmente tem que ser agradada é você mesmo. Depois que se acostuma com a idéia, dizer não fica fácil, extremamente fácil.
Muitos veem minha nova FACE, como amargura, decepção...Por quê?
é realmente impossível ser feliz sozinho? é realmente necessário ter alguém?
Já escrevi aqui no blog (Tome às redeas) sobre essa idéia antiguada que algumas pessoas têm sobre se relacionar.
Se relacionar por medo de estar sozinho? Por carência? Se relacionar por dinheiro?
Para que gastar tanto tempo em busca de alguém quando poderia estar gastando esse precioso consigo mesmo?
Não trata-se de clichê. Só se ama verdadeiramente alguém quando amamos a nós mesmos.
Namorar é uma delícia, ser solteiro é uma delícia... Se você se permitir!

"Felicidade é só questão de ser..."


(Lorena Campos)
p.s: não estou com vontade de revisar texto hoje.



Um comentário:

Anônimo disse...

EU concordo.As vezes o que você precisa é apenas se sentir bem, é estar com quem você gosta e isso é o importante, e o restante é complemento. Sinto-me mais feliz apenas com amigos e familia. Todo mundo quer ter alguém.
Pois, so sei gostar por inteiro, não em partes. Se é para ter limite que nem comece, odeio coisas limitadas. Mais acho que encontro-me no me aproveitar, de sair sem dar satisfação, de ter amigos de todos os tipos e não ter blablabla. Eu aprendi a viver assim. E assim vou vivendo. na hora certa tudo acontece